As propriedades do alcaçuz incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, anti-séptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.
Diminui as contrações intestinais, por isso é associado com purgativos drásticos. Suas indicações mais recentes compreendem o tratamento das úlceras gastrointestinais e da doença de Addison. A administração em ratos dos extratos de alcaçuz tem demonstrado uma elevação de enzimas hepáticas sugerindo um papel desintoxicante. Por via externa é usado em abcessos, estomatites e flebites.
A atividade antitussígena foi demonstrada através da supressão da tosse induzida por estímulos elétricos e químicos sobre o nervo laríngeo superior do gato, logo após a administração de glicirrizina. Além disso, a glicirrizina demonstrou desde muito tempo potenciar a ação antiinflamatória da hidrocortisona em ratos. Outros flavonoides como o liquiritosídeo também demonstraram, in vitro, atividade anti-inflamatória.
MODO DE PREPARO:
Coloque 1 colher (sopa) de erva para cada ½ litro de água. Ferva a água com a erva e deixe em decocção de 5 a 10 minutos. Então é só coar e beber. Se preferir tomar gelado, você pode adicionar pedras de gelo após o preparo.
Contraindicações:
- Em caso de gravidez ou amamentação, consulte um profissional de saúde habilitado.
- Caso possua qualquer condição de saúde, consulte um profissional de saúde habilitado.
Estes ingredientes passam por um processo de esterilização que garante a segurança e a pureza dos produtos.